Reforma do Estado nas Freguesias

Publicado: Terça, 13 Dezembro, 2011 Categoria:

Como é do conhecimento geral, o Estado quer efectuar uma reestrutura ao nivel da gestão, do território e da poltica na administração local.
Especificamente no que respeita às Freguesias, pretende promover uma redução do seu número para dar origem à criação de novas com maior dimensão, para descentralizar novas competências e permitir o reforço da sua actuação, salvaguardando as especificidades locais, tendo em atenção uma série de critérios.
Para tal, pretende efectuar uma enorme revisão de todo o enquadramento legal, ao nível das atribuições, competências e não só.
 
A Freguesia de Sé, no entanto não acredita que a redução do número de Freguesias venha resolver o problema do país. Até porque o que se espera arrecadar com esta medida representa uma pertentagem muito irrelevante.
No entanto, entendemos que essa medida vai prejudicar o trabalho desenvolvido por estas autarquias. O facto de serem aglomeradas a outras não será de todo compensador, porque quem sairão prejudicados serão mais uma vez os fregueses.
A resolução de problemas com os meios que se dispõe actualmente já é dificil. Então aglomerar os problemas de várias freguesias numa só, será o caos.
 
A Sé, por mais pequena que possa ser, é enorme na sua história. Consideramos ser muito injusto que deixe de existir, até porque encontra-se situada no coração de uma Cidade Património Mundial e tem caracteristicas únicas. É uma das poucas Freguesias que tem uma sede própria.
Pretendemos lutar e defender a nossa dama sempre bela e risonha que é a Freguesia de Sé.
E continuamos a afirmar: Pela Terra onde nascemos; pela Freguesia onde moramos; é p'ra Ela que trabalhamos!...
 
Com os melhores cumprimentos,
 
O Presidente,
 
Basilio de Sousa

Ver todas opiniões

Web Development Via Oceânica 2009 - Todos os direitos reservados